9

A suave revolução das crianças

Postado em sexta-feira, 25 de julho de 2008

Lendo os capítulos anteriores a este, me pergunto a todo o momento: Será que se meus pais não tivessem me ensinado a ler desde meus primeiros anos de vida, eu não seria uma pessoa melhor, e, talvez eu nem tivesse estudado naquela escola?


No exterior, e no Brasil também, há pessoas que acreditam que ensinar crianças a ler desde pequenas é muito bom, há outras que não e outras que ajudam a fazer acontecer. Falo de crianças que aprenderam a ler, escrever e consequentemente a ser grandes pessoas e a superarem a todas as outras com poucos meses de vida. Há um livro chamado “Como ensinar seu filho a ler”, a princípio pensei que era um livro com muitos conceitos e teorias matemáticas e científicas em todos os termos e sentidos, mas lendo-o percebi que não era bem assim, ele trata a questão de forma bem natural e prática, ainda cita exemplos com muita energia positiva. Percebi o que já vem acontecendo a anos e poucos (as) reparam: alguns pais, sabem como fazer de tal forma que o (s) filho (s) cresce (m) um pouco e rapidamente aprende a ler e escrever e se tornam grandes mentes na sociedade, ( e ainda tem alguns que ficam invejando a vida desses que leem e compreendem). Infelizmente há pais que não se preocupam com nada, tão pouco seu (s) filhos, e ao invés de ensinar coisas produtivas e estimular bons hábitos preferem deixar os mesmos jogados na rua ou assistindo programas que não tem nenhum fim cultural e muitas vezes nem é voltado para este tipo de público, desta forma surge o adulto que joga o lixo no ladinho da calçada, e fala em alto e bom tom quando está bravo aquele PALAVRÃO.


Seria legal se quando os bebês nascessem viessem com um manual de bons tratos, assim teríamos mais pessoas conceituadas no mundo. Posso citar, dentre as várias conclusões que tirei do livro:

CRIANÇAS SÃO CURIOSAS
Elas usam os sentidos para explorar o ambiente à sua volta, a começar pelo que chamamos “brinquedo” como a chocalho.

Os pais limitam o aprendizado das crianças a fim de não ter que gastar com médicos e reposições de objetos quebrados, o que é errado, uma vez que para ela se desenvolver e se aperfeiçoar este procedimento é essencial. Os pais passam muito tempo fazendo isto ( 1º um chocalho que tem que durar a vida toda, como se criança não enjoasse de analisar, depois um cercado bem na idade em que estamos nos divertindo em poder andar, cair e tentar novamente, sem falar no berço, e por ultimo as chineladas na bunda...)

Criança não brinca com o chocalho (um exemplo de ‘brinquedo’), ela explora o chocalho.

Limitar a criança em uma área cercada (de qualquer que seja a forma) é limitar o conhecimento dela e vale lembrar que nem toda criança na escola está aprendendo.

Deveríamos estimular com a nossa voz e com objetos com formas chamativas e grandes, simbolizando as letras que utilizamos para a fala e a escrita, já que a TV ‘ajuda’ fazendo propagandas com letras do tamanho do cubo televisivo, como Coca-Cola, Nike etc. É até possível que uma criança que assista muita TV aprenda a falar o nome de um produto ou empresa (como Coca-Cola por ex.) do que Papai e Mamãe...

(...) entre outras coisas isto já é uma boa noção do que se encontra em: “Como ensinar seu filho a ler” de Glenn Doman.

Quem já escreveu

  1. Se todas as pessoas tivessem essa linha de raciocinio ao educar seus filhos, grande parte dos problemas atuais estariam resolvidos....

    ResponderExcluir
  2. Ixxeee, nem vo comenta muitoo pq o seu Aprendizadoo humilho o meu hahaha. nahh ta certoo a teoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa... tbm ñ é para tanto né.... Não é 100% q eu sei...Vc tbm é 10

      Excluir
  3. Olá querido, seu blog é mt bom...^^, criativo! vc já me add no orkut? não estou lembrada, é mt gente que me add. meu livro, no momento vc não pode encontrá-lo em livrarias, só na gaveta de minha casa, nos arquivos da biblioteca nacional e partes dele no blog, rsrs, ele ainda não é publicado. estou correndo atrás para que seja, se por acaso tiver contato em editoras que deem oportunidades para novos escritores ficaria muito feliz. obrigada pela visita! boa noite e bom fim de semana! bjs, Lisa Stér Cöy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena....Gostaria de poder lê-lo o mais breve... Obrigado pela visita e tudo o mais!Tomare q ele saia da tua patreleira para as tantas que o desejam!!!! Bijos

      Excluir
  4. Ô bunitinho...que surpresa! Adorei seu texto, e olha que sou mãe, falo com conhecimento de causa. Parabéns!!! bjks,

    ResponderExcluir
  5. oii.. td bem, eu achei o endereço do seu blog, na comunidade do orkut.. olha, eu simplesmente, adorei o seu blog..e tbm gostei mt do seu perfil... espero que um dia possamos ser amigos!! bjus

    ResponderExcluir
  6. Passando aqui para agradecer o comentário no meu blog.A séculos que não passo lá mas mesmo assim Brigadão.

    ResponderExcluir